NOVO! Faça uma visita virtual pelas instalações do LPP ⇒ Clique Aqui |
Instalações |




- Sala limpa de 100 m2
- Potência elétrica instalada de 1 MW
- Ponte rolande para 10 Ton
- Fonte DC de 750 kW
- Tunel de Plasma de 3 m3
O Laboratório de Plasmas e Processos (LPP) está instalado em prédios próprios somando uma área de aproximadamente 2000 m2. Dentre os principais itens de infraestrutura, destaque para:
Laboratório de Plasmas Frios |







- Desposição física de vapor - PVD (Sputtering)
- Deposição química de vapor assistida por plasma - PECVD
- Corrosão por ions reativos - RIE
- Nitretação/Carbetação a plasma por fonte DC e pulsada
O Laboratório de Plasmas Frios dispõe de uma variedade de reatores voltados à produção de filmes finos e tratamentos de superfícies de diversos materiais por processos a plasma em baixas pressões, como é o caso das técnicas de:
Dentre as principais aplicações, pode-se citar o revestimento de implantes, a produção de eletrodos para células solares de terceira geração, e o desenvolvimento de materiais e sensores para aplicações aeroespaciais.
Laboratório de Plasmas Térmicos |








O Laboratório de Plasmas Térmicos do ITA é um dos poucos no Brasil a dominar tecnologias que empregam tochas de plasmas térmicos. As aplicações envolvem a deposição de camadas de proteção térmica por aspersão de materiais refratários e ensaios de ablação em materiais de barreiras térmicas. Estes processos visam o desenvolvimento de materiais para aplicação em tubeiras e escudos térmicos de veículos de reentrada na atmosfera. Além disso, existe o domínio de tecnologia voltada para o tratamento de resíduos por meio do processo de gaseificação a plasma, visando a geração de energia e recuperação de metais.
Laboratório de Óptica e Espectroscopia |




O Laboratório de Óptica e Espectroscopia do LPP tem por objetivo principal o estudo de plasmas frios e térmicos, que são fontes luminosas produzidas em laboratórios através de descargas elétricas. Alguns plasmas são produzidos no próprio laboratório, sendo os mais importantes os plasmas de baixa pressão em gás argônio, nitrogênio ou a mistura destes. Outros gases, como o oxigênio e o hidrogênio são incorporados na descarga elétrica para fins actinométricos ou como elementos de sondagem óptica. Plasmas na pressão atmosférica, como microplasmas do tipo microcatodo oco e microjato no modo CC ou RF também são produzidos e estudados, para fins de modificações de superfícies (corrosão, etching, deposição de DLC) ou aplicações para análises químicas.
Laboratório de Nanotecnologia - LabNanoTec |







O LabNanoTec possui capacidade de síntese de materiais por métodos químicos convencionais e hidrotérmicos. Domina a tecnologia de processamento de materiais nanoestruturados para aplicações aeroespaciais, entre outras. Também desenvolve tratamento de efluentes por adsorção e sonocatálise.
Laboratório de Caracterização de Materiais - LabMat |











-
Difratômetro de Raio-X (DRX);
-
Espectrômetro Raman;
-
Elipsômetro Espectroscópico;
-
Goniômetro;
-
Perfilômetro;
-
Espectrofotômetro de Infravermelho (FTIR);
-
Microscópio de Força Atômica (AFM);
-
Sistema de Análise Térmica (DSC);
-
Analisador de Área Superficial (BET);
-
Sistema de Condutividade por Quatro Pontas.
O LabMat centraliza importantes equipamentos de caracterização de materiais indispensáveis para análise de diversos tipos de amostras oriundas das pesquisas em andamento do LPP. Dentre os recursos disponíveis, podemos listar os seguintes equipamentos:
Mais detalhes relacionados à características específicas dos equipamentos, bem como referentes a possibilidade de acesso às técnivcas e equipamentos, podem ser encontrados na aba MultiUsuários.